Mais Info
FTP Soluções Empresariais ERP desenvolvimento e comercialização de software à sua medida PHC FTP Soluções Empresariais Soluções de ERP e TI para a sua empresa Desenvolvimento de websites aplicações integrações e 3D A chave para o nosso sucesso é a combinação da dedicação da nossa equipa altamente dedicada e a proximidade que mantemos com nossos parceiros e clientes

SAIBA O QUE VAI MUDAR NAS FATURAS EM 2022

SAIBA  O QUE VAI MUDAR NAS FATURAS EM 2022

Sabia que a partir de janeiro de 2022 o QR Code é obrigatório em todos os documentos fiscalmente relevantes?

Com a aprovação da Portaria 195/2021, o Código de barras bidimensional (QR Code) e o Código Único de Documento (ATCUD) passarão a ser elementos de caráter obrigatório nas faturas e em documentos fiscalmente relevantes.

Como funciona o qr code e o ATCUD

O QR Code (Quick Response Code) é um código que permite a comunicação de faturas sem que o contribuinte tenha que facultar o seu número de contribuinte, contendo informação sobre o documento emitido, tais como número, data, linhas e parcelas, o valor dos impostos e taxas.

Já o ATCUD é um código único composto pelo Código de validação da série e pelo número sequencial do documento dentro da série, atribuído pela Autoridade Tributária (AT).

Benefícios fiscais em ter o qr code nas faturas

Como principais vantagens podemos destacar o combate à fraude fiscal uma vez que dificulta a economia paralela. Maior facilidade em comum.

 Sendo um código bidimensional, o QR Code pode ser rapidamente lido, seja na vertical como na horizontal, possibilitando assim um armazenamento de centenas de dados superior ao código de barras tradicional.

Possivelmente já encontrou um QR Code numa das suas faturas, uma vez que passou a ser introduzido de forma opcional nas faturas e documentos fiscalmente pertinentes, desde o início de 2021, muito devido ao benefício fiscal criado pelo Governo para quem o adotasse e aplicasse nas suas faturas.

Este benefício consistiu numa majoração em:

-140% nos gatos de implementação para quem o fizesse até ao final do 1º semestre de 2021;
-130% para as empresas que implementassem o mesmo até ao final do 1º semestre de 2021;
-120% nas demais situações;

O que tenho que fazer no meu software?

-Deverá atualizar o PHC CS para a versão mais recente ( v.29), até à v30 sair;

-Posicionar o código QR nos layouts de guias, faturas e outros documentos fiscais;

-Registar os documentos que pretende usar na Autoridade Tributária para poder obter o respetivo código de validação dos mesmos. 

1041 873 FTP - Soluções Empresariais
Pesquise Aqui...

Descubra as nossas campanhas...

❗Campanha PHC CS Bank Connector
PHC CS Bank Connector FTP Soluções Empresariais Consultoria ERP PHC Inteligência Artificial num Software de Gestão ERP

❗Campanha PHC CS Bank Connector

O Bank Connector é a oportunidade perfeita para evoluir digitalmente o seu negócio. 🚀 Entre os dias entre os dias de 25 de janeiro 2024 e 27 de março 2024. usufrua de 25% de desconto PHC CS Bank Connector.

2500 1309 FTP - Soluções Empresariais

FTP Soluções Empresariais