Inteligência artificial
Algoritmos de deep learning estão a ser utilizados para deteção de rosto, processamento de linguagem natural e deteção de ameaças. No entanto, a IA também está a ser utilizada por cibercriminosos para desenvolver métodos mais sofisticados de malware e ataque, levando as organizações a implementar soluções avançadas.
Atualmente, é impossível uma organização conseguir responder a todos os ataques que sofre diariamente sem a ajuda da inteligência artificial.
Configurações da cloud
Os erros humanos durante o processo de configuração podem ajudar os criminosos uma a aceder de forma simples a informação que as organizações têm guardada nas suas infraestruturas.
Uma configuração incorreta pode permitir o acesso a pastas ou blocos de dados no espaço de armazenamento.
Ransomware
Estima-se que em 2020 o número de ataques aumente, até pelo facto de existir a possibilidade de contratação serviços de ransomware para atacar as organizações.
Se têm malware com desempenho constante nos ambientes Windows, o próximo alvo será uma maior diversidade de sistemas, incluindo ambientes cloud, containers e sistemas Linux.
Biometria
Apesar da autenticação biométrica ser mais segura do que os métodos tradicionais, é necessário lembrar que os invasores não procuram impressões digitais ou dados faciais, mas sim o acesso que está por trás dos métodos de autenticação segura.
Assim, ainda que a autenticação biométrica seja uma maneira mais segura de identificar um utilizador, as empresas devem estar cientes de que sempre que há uma autenticação, esses dados biométricos devem ser cifrados e os ativos por detrás da autenticação devem ser mantidos em segurança.
Passwords
A reutilização de passwords, bem como a partilha destas entre contas pessoais e profissionais é uma falha na segurança de muitas empresas.
Um estudo do LogMeIn, afirma que 91% dos entrevistados conhecem os riscos de reutilizar senhas em várias contas, mas 59% admitiram fazê-lo na mesma. Além disso, 62% dos funcionários utilizam a mesma senha para contas pessoais e profissionais.