Em 2020 vamos assistir a um acelerar de tendências que já fomos vendo em 2019, com um aprofundar da implementação de estratégias de transformação digital totais e o crescente impacto da tecnologia nas relações laborais.
Vítor Silva Marques, Head of Consulting da DXC
Vamos assistir ao crescente peso da AI, que vai começar a redefinir um grande número de profissões, nomeadamente no setor dos serviços.
Os profissionais vão beneficiar da disponibilização da AI no suporte à decisão materializado na gestão de conhecimento, na gestão do excesso de informação e redução do erro humano. Neste caso, o desafio será evitar uma excessiva dependência dos profissionais destes sistemas de suporte e o comprometimento da cadeia de transmissão de conhecimentos.
Irá existir um aumento do valor da informação nos ecossistemas, com as empresas a conjugar os seus dados em ecossistemas mais alargados para atingir objetivos de negócio. É fundamental a implementação de mecanismos de confiança que validem tanto o direito individual de partilhar como o direito das empresas de trabalhar esses dados.
Combinando as tecnologias de identificação digital com as tecnologias AI, IoT e distributed ledger technology, vamos ver fabricantes, fornecedores de serviços e consumidores a partilhar informação em plataformas de troca de dados, tendo como resultado a subida exponencial do valor destes ecossistemas.
Desenvolver e criar uma rede de equipas de alto desempenho vai ser uma das chaves para o sucesso das empresas nesta nova década. As organizações vão apostar mais em equipas multidisciplinares ao invés de privilegiarem os talentos individuais.
A liderança destas organizações em acelerada transformação será diferente, exigindo tecnologias que aumentam a velocidade, agilidade, produtividade e vantagem inovadora.
Estes líderes compreendem que uma estratégia digital coesa entre o negócio e IT é a única forma de a organização se livrar da crescente “dívida tecnológica” que impede as empresas de explorar por inteiro as potencialidades da digitalização na captura de negócio e valor. Isto significa que em 2020 cada vez mais empresas vão apostar como um todo na transformação digital.